Eventos Artísticos - AzimuTTe Zero

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Eventos Artísticos

‘Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 - Uma viagem fotográfica’

    O livro retrata o país visto, literalmente, da E.N. 2. As fotografias foram tiradas sem sair da estrada ou da berma desta. Como explico na Nota Prévia, que é o único texto do livro, não fotografo os centros das localidades, se a Estrada por eles não passar. O objectivo, reitero, é mostrar o País visto da estrada, com toda a ênfase na viagem, pois é ela que permitirá descobrir o resto. Tento que o viajante se liberte da ideia do destino, para se concentrar no percurso, vendo, mais do que apenas olhando, o que desfila ao seu lado. Por outro lado, o objectivo de cada fotografia é o que é fotografado. Quero com isto dizer que as fotografias não foram manipuladas, na altura ou posteriormente. Pretendi mostrar o País como ele é e como qualquer outro viajante por esta estrada o encontrará. Assim, alterar o fotografado por intermédio de filtros ou outras manipulações, por mais apelativo que possa tornar o produto final, a fotografia, não representará a realidade e, por consequência, o que poderá ser visto in loco. Torna a fotografia o fim em si e não tanto o que é fotografado.

   Como disse, o livro não tem texto, além da Nota Prévia. É composto por 148 páginas, de 22cmx33,8cm, e mais de 300 fotografias.  Trata-se de uma edição em offset e capa dura.

  O preço de venda ao público é de 20,00€ por exemplar, acrescendo eventuais portes de envio nacional, como correio editorial, no montante de 1,79€. De todos os montantes, será emitido o respectivo recibo, estando isentos de IVA (art.º 53.º).

   Para encomenda ou qualquer informação adicional, agradeço o contacto pelo endereço de email nuno.furet@azimuttezero.pt ou telemóvel 966436522.
Subhi Alghussain
Petra - A Panoramic Journey, a Exposição

CAE Centro de Artes e Espectáculos - Figueira da Foz
8 de Junho a 29 de Setembro de 2019

 
   Petra, qual miragem ao fundo de um estreito e longo desfiladeiro, vai-se materializando à medida que os olhos deleitados e incrédulos do visitante vão distinguindo, nos paredões rochosos do avermelhado arenito, as formas esculpidas dos seus ancestrais edifícios. Património da Humanidade, é um dos maiores tesouros artísticos da Jordânia e encontra nas fotografias panorâmicas de Subhi Alghussain, quiçá, a sua melhor representação, as que melhor capturaram a beleza poética que exala daquela cidade do Império Nabateu.
 

   Munido de autorização oficial e especial para aceder ao monumento aos primeiros e últimos minutos de luz solar, Subhi Alghussain regista na película da sua câmara Fuji Panorama (6x17) a brincadeira de luz e sombra a que se entregam a rasante luz solar e as paredes que parecem querer libertar-se da rocha. Esses são os momentos únicos que a sensibilidade artística de Subhi imobilizou nas suas lentes para nosso deleite, fotografias que calam fundo na nossa alma estética e que resultam num magnífico livro que ganhou The Kirkus Star Awarded to Books of Remarkable Merit e considerado um dos 100 melhores livros Indie de 2012 pelo Kirkus Reviews.

Texto: Nuno Furet
Fotos: Subhi Alghussain


Apresentação do Livro 'És meu, disse ela', de António Manuel Ribeiro

Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás - Figueira da Foz
22 de Fevereiro de 2018

com António Manuel Ribeiro, Carolina Reis (jornalista do jornal 'Expresso'), João Ataíde (juiz/Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz), José Gomes Fernandes (advogado), Nuno Furet (agente de Animação Turística)

SINOPSE
    António Manuel Ribeiro conta toda a história do pesadelo que viveu entre 2003 e 2012. Cristina/82, uma mulher de quem nada sabia, começou a persegui-lo e a atormentá-lo, num cerco infernal. Atacou-o com milhares de mensagens, chamadas, esperas, perseguições, delírios inimagináveis. Uma história tão mirabolante quanto verdadeira. Alvo de stalking, um dos primeiros casos conhecidos em Portugal e o primeiro a ser julgado, António Manuel Ribeiro foi obrigado a travar uma luta hercúlea para voltar a ter vida.
   Da loucura da perseguição à incompetência da justiça, este é o livro que revela os sentimentos de um homem desesperado, por não conseguir tomar em mãos as rédeas do seu destino, fustigado pela sombra sempre presente de uma perseguidora. Mas o homem resistiu e triunfou, porque nunca desistiu. Agora voltou a ser livre, escapando a um caso que poderia ter acabado em violência grave, e que, em muitos outros casos, conduziu mesmo à morte.

Fotos: Daniel Godinho
Museu Fora d'Horas
2018
Museu Municipal Santos Rocha - Figueira da Foz

16 de Janeiro de 2018
José Cid



7 de Fevereiro de 2018
Miguel Angelo



18 de Abril de 2018
Berg



16 de Maio de 2018
Adelaide Ferreira



Fotos: Paulo Matos
Museu Fora d'Horas
2017
Museu Municipal Santos Rocha - Figueira da Foz

18 de Janeiro de 2017
António Manuel Ribeiro

in Voz da Figueira - 25-01-2017


16 de Fevereiro de 2017
José Pedro Gomes

in Voz da Figueira - 22-02-2017


15 de Março de 2017
Francisco Menezes


18 de Abril de 2017
Sérgio Castro

in Voz da Figueira - 03-05-2017


20 de Maio de 2017
Mário Daniel

in Voz da Figueira - 31-05-2017
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal